Notícias

» Notícias « Voltar
31/01/17
Justiça absolve ex-diretores da Bancoop
A Ação foi considerada improcedente, basicamente, por não ter sido constatada nenhuma das irregularidades alegadas pela promotoria

Em decisão proferida no dia 8 de novembro de 2016, a Justiça absolveu todos os ex-diretores da Bancoop de todas as acusações feitas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. A investigação foi iniciada faz 10 anos e o processo desde 2010, quando a denúncia foi apresentada na 5ª Vara Criminal de São Paulo.

A Ação foi considerada improcedente, basicamente, por não ter sido constatada nenhuma das irregularidades alegadas pela promotoria.

      > Leia a íntegra da decisão

Apesar de a acusação não ser contra a Bancoop, propriamente dita, a alegação de que ex-diretores teriam cometido irregularidades em suas ações na gestão da instituição acabava por prejudicar a cooperativa.

Como bem observou a Justiça na decisão ora proferida...

“Muito se discorreu nestes autos sobre a criação da Cooperativa dos Bancários, que nasceu motivada, ao que consta, para atender demanda da classe dos bancários em aquisição da casa própria.
E por diversos anos de funcionamento, ao que consta, a BANCOOP cumpriu o objetivo para o qual foi criada, entregando a milhares de cooperados (bancários e não bancários) os imóveis concluídos e acabados, construídos a preço de custo, aparentemente com plena satisfação dos cooperados e evidente benefício econômico, diante do reduzido custo.”
 

Mas, após o surgimento de boatos que alegavam desvios de recursos, muitos cooperados deixaram de contribuir com valores necessários para a conclusão e/ou construção de empreendimentos a preço de custo. Além disso, muitas ações cíveis, por mais que os juízes buscassem ser imparciais, acabavam sendo influenciadas pelas denúncias de ordem criminal.

Com a absolvição de todos os acusados, a Bancoop poderá retomar seu dia a dia sem tais influencias.

É claro que se trata de uma decisão de Primeira Instância e cabe recurso do Ministério Público, que, aliás, já foi apresentado no dia 23 de janeiro. Mas, pelo que se depreende, a promotoria voltou à carga com as mesmas acusações que, como observou a decisão de Primeira Instância, não têm base de sustentação.

De toda forma, a Bancoop estará, como sempre esteve, à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos.

 


« Voltar