Notícias

» Notícias « Voltar
15/09/11
Perícias Judiciais confirmam que cooperados devem pagar reforço de caixa
A mais recente foi para apurar os valores cobrados de uma cooperada da seccional Jardim Anália Franco

 

Peritos nomeados pela Justiça realizaram diversas perícias em seccionais da Bancoop, tanto de contabilidade quanto de engenharia. A mais recente (Perícia 1) foi para apurar se os valores cobrados de uma cooperada da seccional Jardim Anália Franco, a título de reforço de caixa, eram devidos. O laudo foi juntado ao processo 583.00.208.166651-8, da 7ª Vara Civil do Fórum Central.

O perito confirma que o Termo de Adesão assinado pela cooperada estipula que a obra é autofinanciada e a preço de custo, que é previsto o aumento dos valores estimados para a construção e que esta cobrança é explicada no texto do Acordo para Continuidade das Obras.

O perito é taxativo ao afirmar que “visto que o empreendimento, no qual a Requerente é cooperada, é autofinanciado pelos cooperados, e nestes contratos enquanto a obra não for concluída e houver a necessidade de complemento financeiro para a conclusão das obras, tais valores devem ser arcados por todos os cooperados”. Nas considerações técnicas finais, reafirma que “o reforço de caixa cobrado pela Requerida (Bancoop) é necessário”.

 

Outras perícias

Mais de 20 laudos apontam regularidade nos procedimentos da cooperativa. As perícias contábeis comprovam que a contabilidade de cada empreendimento é individualizada e que os valores apresentados e cobrados dos cooperados estão de acordo com os apurados pela perícia.

Já as perícias de engenharia, além de apontarem que as obras foram construídas de acordo com as normas técnicas e que eventuais problemas são decorrentes da falta de manutenção dos usuários, também apontam que os montantes apresentados como sendo os aplicados nas obras estão de acordo com as construções realizadas. Chegam a afirmar que a qualidade e a localização dos empreendimentos da Bancoop são melhores do que os vistos em outros empreendimentos construídos por cooperativas habitacionais.

Tais perícias comprovam que os valores arrecadados e cobrados estão de acordo com a construção realizada e a ser realizada.

 

Veja outras imagens de perícias

Perícia 2

Perícia 3

Perícia 4

Perícia 5


« Voltar