Notícias

Notícias » Releases « Voltar
10/09/07
NOTA À IMPRENSA
Esclarecimentos

A Bancoop - Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, por seu advogado, vem a público e à imprensa, esclarecer que é uma entidade destinada à construção de imóveis aos seus cooperados, desde 1996, tendo honrado sempre com seus compromissos e pautado sua conduta pela legalidade de suas ações.

Não são verdadeiras as afirmações constantes da reportagem divulgada no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, em 24 de março p.p., onde se mencionou que a Bancoop pegou mais de 100 milhões de reais, de 15 mil famílias e simplesmente quebrou, e ainda que teria financiado campanhas políticas. Nada mais absurdo.

Não existe falência alguma, nem tampouco qualquer pedido de falência. A natureza jurídica de cooperativa, pela lei, não está sujeita a falência. Portanto a informação está errada. Em outras palavras, a Bancoop não está quebrada, nem poderia quebrar. Caso ocorresse inadimplência de seus cooperados que deixassem de pagar à Bancoop, a conseqüência seria a paralisação das obras, nada mais. É verdade que alguns de seus empreendimentos encontram-se atrasados face ao cronograma de obras e seu fluxo de caixa, mas isso se deve a problemas, cujas soluções já estão encaminhadas.

Não houve contribuição à campanhas políticas. Esclarece-se que a Bancoop é entidade apartidária, não financiando em momento algum campanhas políticas de quem quer que seja. Assim, o conteúdo da referida reportagem não procede, o que poderia ser esclarecido caso tivessem apurado melhor antes de levar ao ar matéria inverídica e improcedente.

Cumpre ressaltar, no entanto, a temeridade da assertiva da reportagem. Além de não ser verdadeira, acabou por gerar pânico em todos os demais cooperados. É a presente, pois, para esclarecer a verdade e afirmar que a Banccop não quebrou, não "pegou" o dinheiro de ninguém, nem financiou campanhas políticas. Continua ela cumprindo fielmente sua finalidade, na construção de moradias a seus cooperados e nada mais. Assim, a Bancoop tomará todas as medidas cabíveis, objetivando restabelecer a verdade e proteger os interesses de seus cooperados e sua reputação.
 
Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso

Advogado


« Voltar