Notícias

» Notícias « Voltar
03/08/10
Histórico de acordos: sempre em busca de soluções
Histórico de acordos: sempre em busca de soluções

 

Desde que iniciou a reestruturação, em 2005, a Bancoop busca uma solução global, mas que atenda as especificidades de cada um dos empreendimentos, tanto os concluídos e entregues aos cooperados, quanto os em construção.

Para isso, desde o princípio, a cooperativa informou os cooperados dos problemas que havia e os convidou a participar ativamente em busca da solução.

Realizou novos estudos da viabilidade econômica dos empreendimentos em construção e descontinuou aqueles que não eram viáveis ou que tinham baixa adesão. Chamou os cooperados dos que seriam continuados para analisar os estudos realizados e aprovar o reforço de caixa, com o objetivo de acelerar o ritmo das obras e possibilitar o término da construção.

Paralelamente, incentivou a criação de conselhos Fiscais e de Obras em cada empreendimento em construção, constituído apenas por cooperados das respectivas seccionais. Estes teriam a função de facilitar o acompanhamento da aplicação de recursos nas obras, verificar documentos fiscais e bancários, se reunir com a cooperativa mensalmente para dar sugestões, obter informações, esclarecer dúvidas e receber diversos relatórios, além, é claro, de retransmitir as informações aos demais cooperados do empreendimento ao qual cada um deles representa.

Nos casos dos que já estavam concluídos, a Bancoop promoveu a apuração final dos custos, chamou os cooperados a conferir os documentos e, para aqueles que houve necessidade, realizou o rateio da apuração final, conforme determina a Lei do Cooperativismo, seu Estatuto Social e o Termo de Adesão e Participação assinado pelos cooperados no momento da adesão a um empreendimento.

Tudo isso para ampliar a participação e fiscalização por parte dos cooperados e manter a transparência de suas ações.

Recentemente, depois de negociar com os cotistas do FIDC Bancoop I e conseguir reduzir o valor a ser pago aos credores do fundo, a Bancoop chamou uma assembleia e aprovou o repasse dos benefícios aos cooperados de empreendimentos concluídos, por meio de descontos nas parcelas em atraso. Ou seja, mais uma vez apresentou uma forma de solução que beneficiava seus associados.

Agora, novamente a cooperativa convoca todos os cooperados a participarem desta nova iniciativa de solução. Não fique de fora. Obtenha informações com seu advogado, com o Conselho Fiscal e de Obras, ou comissão/associação de cooperados de seu empreendimento e entre em contato com a Bancoop para contribuir para a solução coletiva.

 


« Voltar