Notícias

» Notícias « Voltar
25/11/11
Semana Nacional de Conciliação busca agilizar solução de conflitos
Desde setembro Bancoop participa de campanha de conciliações do TJSP

 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) participa da Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será realizada em todo o Brasil entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

Partes e empresas cadastraram 9.795 audiências para solução de conflitos que estão na fase pré-processual (todas na capital). Além dessas, foram cadastradas outras 7.587 audiências de conflitos que já se encontram na fase processual.

Somente podem participar das audiências empresas e pessoas físicas inscritas previamente. Para se inscrever os interessados devem entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos ou com a Secretaria da Primeira Instância, que coordenam a campanha em São Paulo.

Para o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, membro da Comissão coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania, “a solução pela via jurídica tradicional leva muito tempo e nem sempre agrada as partes. Na conciliação, encontra-se uma solução mais adequada, pois ela é decidida em comum acordo. Então, tanto na rapidez quanto na qualidade a conciliação pode ser a melhor opção”.

A Bancoop concorda com o desembargador. Desde setembro participa da campanha de conciliações realizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o TJConciliandoSP.

 

Histórico de acordos

Em 2010, quase 18 mil audiências foram realizadas, com um percentual de acordos superior a 35%. Na fase pré-processual foram designadas 4,7 mil e, das realizadas, 55% resultaram em acordo. A área que mais atingiu acordo na fase pré-processual foi a de família (96%).

 

Lei também

Cartilha orienta população sobre conciliação de conflitos

TJ convoca cooperados para sessões de conciliação

Conciliações no TJ abrem possibilidades de acordos coletivos


« Voltar